Almofada de amamentação: entenda suas utilidades e saiba como escolher a ideal
A almofada de amamentação contribui para a adaptação de mãe e bebê à nova rotina trazida pela maternidade!
Muito se fala nos benefícios da amamentação, tanto para a mãe quanto para o bebê. Porém, embora amamentar seja um ato natural, pode trazer alguns desafios, principalmente frutos do desconforto e do cansaço causados por essa nova demanda.
Para contribuir com o aprendizado e a adaptação a essa fase, as novas mamães podem recorrer à almofada de amamentação, que contribui para tornar esse momento mais confortável e prazeroso, tornando esse objeto um item indispensável às listas de enxoval.
Quer conhecer os seus benefícios e saber como escolher o modelo ideal? Continue a leitura!
O que é a almofada de amamentação?
Trata-se de um acessório simples, criado especialmente para apoiar o corpo do bebê durante a amamentação. Para isso, o objeto foi projetado para poder ser usado em volta do corpo da mãe, trazendo mais conforto e segurança durante as mamadas.
Seu formato permite que a mãe mantenha os braços e os ombros relaxados, além de deixar as mãos livres enquanto o bebê mama. As almofadas de amamentação são fabricadas com uma densidade que acomode o pequeno com firmeza, contribuindo para que elas também sejam utilizadas também para outros fins.
Para quais finalidades ela é indicada?
Apesar de ter sido criada com foco no conforto e na segurança de mãe e bebê durante o ato de amamentar, as almofadas são indicadas para diversas outras finalidades. Confira:
- na gestação: ao apoiar a barriga na almofada, é possível aliviar dores e desconfortos durante a gravidez, principalmente o peso das costas ao deitar;
- após a mamada: usado como um ninho para apoiar o bebê de barriga para cima e de forma inclinada, evitando o refluxo;
- para fortalecimento da musculatura: pode-se usar a almofada para deixar o bebê de bruços em segurança, estimulando o desenvolvimento da musculatura.
Quais são as vantagens de usar uma almofada de amamentação?
Como vimos, a almofada de amamentação pode ser utilizada para diversas funções, tornando esse acessório benéfico tanto para a mãe quanto para o bebê. Veja, a seguir, as principais vantagens de incluir esse item em sua lista de enxoval:
- ajuda a posicionar o recém-nascido de forma segura e confortável durante as mamadas e as sonecas;
- facilita a pega no seio materno por deixar o bebê na posição correta para abocanhar toda a aréola e, assim, conseguir sugar o leite de modo eficiente;
- traz conforto para a mãe durante o ato de amamentar, pois evita que ela precise segurar o bebê por muito tempo;
- facilita amamentar em diferentes posições, além da tradicional posição frontal.
Como escolher a almofada de amamentação ideal?
Agora que você já conhece a função desse acessório e as vantagens de incluí-lo na rotina da maternidade, chegou a hora de saber como escolher uma boa almofada de amamentação e o que deve ser observado para fazer essa escolha.
Mais do que apenas considerar as cores e estampas na hora de fazer a escolha, é importante ter atenção aos seguintes critérios:
- formatos das almofadas: podem ser em forma de U (encaixa na cintura), ninho ou alongada (como um travesseiro);
- materiais usados na confecção: prefira enchimentos antialérgicos e opte pelo revestimento em algodão;
- densidade: idealmente, deve ser confeccionada em espuma de densidade média, ou em fibra viscoelástica, que garante o apoio necessário sem perder o conforto.
A amamentação é um momento muito especial e bastante esperado pelas novas mamães. Contudo, mesmo uma mulher bem preparada para essa etapa pode enfrentar dificuldades durante o ato de amamentar. Para evitar os desconfortos — como as dores nas costas e o cansaço nos braços — a almofada de amamentação é uma aliada poderosa.
Gostou do nosso post? Se você deseja receber em primeira mão os conteúdos mais atualizados sobre esse tema, assine a nossa newsletter!