Como organizar a bolsa para sair com o bebê?
Na saída da maternidade ou no dia a dia, ajudamos você a fazer o checklist ideal
Quando esperamos a chegada de um bebê, começamos a planejar, desde cedo, muitos dos detalhes que farão parte da vida do pequeno assim que ele nascer. São os detalhes do enxoval, os produtos de higiene e, claro, a bolsa do bebê.
Ela está entre os itens que precisam ser organizados com antecedência. Isso ajuda tanto no dia a dia quanto para evitar correria na hora do parto — assim, as coisas essenciais nunca serão esquecidas.
Se você precisa de ajuda para organizar a sua bolsa do bebê, chegou a hora de entender melhor o que é fundamental levar. Leia este post até o fim e saiba mais!
Por que organizar a mala de maternidade com antecedência?
Durante a gestação, é sempre uma alegria organizar cada etapa: o chá de bebê, o enxoval, o quartinho… Mas muitas mães acabam postergando a arrumação da mala ou bolsa de maternidade. Em alguns casos, o bebê bate à porta antes do previsto e aí vira aquela correria ao encontrar tudo o que precisa ser levado ao parto.
Geralmente, são de dois a três dias no hospital em casos de cesárea e um ou dois em partos normais. Logo, você vai precisar de algumas mudas de roupas para o bebê, além de outros itens de higiene.
Ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso carregar nada em excesso, afinal, são poucos dias e o seu filho não vai demandar tantos acessórios. A ideia é, justamente, munir a mamãe daqueles suprimentos que realmente serão necessários durante esses dias, dando conforto e segurança ao recém-nascido.
Além disso, pensar e organizar tudo com tempo ajuda você a ter maior clareza do que pode faltar. Também evita que, caso o pequeno resolva chegar antes, todos sejam pegos de surpresa com a bolsa do bebê desarrumada. Então, lembre-se de colocar, por exemplo:
- fraldas (cerca de 10 por dia);
- pelo menos cinco trocas de roupa para o bebê;
- manta;
- roupa íntima, pijamas e camisolas para a gestante;
- creme contra assaduras.
Isso já é mais que suficiente, lembrando que o hospital também ajuda no que for necessário, viu? Mas nada impede que você acrescente produtos infantis e outros itens de higiene pessoal.
Como organizar a bolsa do bebê para o dia a dia?
Agora que falamos da bolsa do bebê na maternidade, confira os passos indicados ao organizá-la para o dia a dia.
Faça um checklist
É comum que mamães — especialmente as de primeira viagem — acabem esquecendo itens importantes que deveriam ser colocados na bolsa do bebê. Por isso, a melhor forma de contornar o problema é fazer um checklist.
Essa lista pode ser criada no celular ou em um mural da sua casa. Assim, você pode ir adicionando novos elementos sempre que se lembrar de algo diferente. Se elaborar o checklist na ordem em que pretende acomodar as coisas dentro da mala, fica ainda mais fácil.
Use sacos organizadores
Aqueles saquinhos de tecido ou plástico são muito úteis na hora de montar a bolsa do bebê. Como mencionamos, você vai precisar preparar algumas trocas de roupa para a criança e, se não as separar adequadamente, será preciso revirar a mala toda.
Por isso, nossa sugestão é separar as trocas completas nesses bolsos, com body, meias, calças, macacões e assim por diante. Para os itens de higiene pessoal e demais produtos, também vale a pena contar com a ajuda de necessaires, que facilitam ainda mais a organização.
Otimize as dobras e espaços
Separar cada kit de roupinha com uma fralda é uma das melhores estratégias de otimizar o espaço da bolsa do bebê e deixar tudo pronto para uso. Desse jeito, você pode acomodá-los um próximo ao outro, de maneira que não amassem.
As divisórias, fechos e dobras da bolsa podem ser aproveitados com os itens que você precisa guardar de acordo com o tamanho de cada um. Quando tudo fica arrumadinho, a bolsa fecha tranquilamente, sem esforço.
Quais são os produtos que não podem faltar?
Sugerimos que você fizesse um checklist com os itens que não podem faltar na bolsa do bebê, lembra? Caso não saiba o que incluir na lista, separamos os principais produtos que serão necessários. Dá só uma olhada!
Itens de higiene
De forma alguma os itens de higiene de um bebê podem ser os mesmos utilizados por crianças maiores e adultos. Por isso, a Granado Bebê tem uma linha desenvolvida especialmente para os pequenos, recomendada por pediatras. Na bolsa da maternidade ou do dia a dia, então, inclua:
- lenços umedecidos hipoalergênicos;
- fraldas;
- creme para evitar assaduras em bebês.
Roupas
Em geral, se você não for ficar muito tempo fora de casa, uma troca de roupa é suficiente. Também leve um paninho ou manta a fim de garantir um momento de sono do bebê bem confortável — afinal, nos primeiros meses, ele dorme bastante.
Adicionais
Ainda há outros utensílios importantes que farão a diferença na tranquilidade e no conforto do seu filho, como paninhos de boca, trocador de fraldas, fraldas de pano, chupeta, porta-lenço e toalha.
Qual tipo de bolsa é mais recomendado?
Adquirir uma bolsa fofinha, com detalhes que deixam tudo ainda mais delicado é legal, mas não se esqueça de que existe um item mais importante a ser avaliado no momento da escolha — a funcionalidade da mala. Afinal de contas, além de bonita, ela deve atender as suas necessidades.
Por isso, priorize uma bolsa do bebê com vários compartimentos e divisórias, que ajudarão na hora de organizar principalmente os itens mais soltos, como os de higiene pessoal e os panos de boca.
Em alguns momentos, a mochila pode até ser mais prática, pois deixa você com as mãos livres e distribui o peso nas costas. Aliás, não se esqueça de observar alguns aspectos:
- se os materiais são leves e duráveis;
- se há bolsos térmicos, divisões e impermeabilidade;
- se os acessórios extras estão inclusos;
- se as cores e design são neutros.
Depois de conferir estas dicas, ficou bem mais fácil escolher o que levar na bolsa do bebê, não é mesmo? Sem falar que, com a prática, você acaba acrescentando ou retirando o que vai de acordo com a sua realidade.
Agora que já descobriu como ter praticidade no dia a dia e na maternidade, que tal ajudar outras mamães a arrumarem a bolsa do bebê? Compartilhe este post nas suas redes sociais!