As melhores dicas de como aliviar dor nas costas na gravidez
Apesar de ser comum entre as gestantes, esse desconforto pode ser amenizado de diferentes formas
A gestação é um período repleto de transformações, mas algumas podem causar incômodo físico. Muitas mulheres, por exemplo, sentem desconforto em regiões próximas à coluna vertebral. Por isso, é importante aprender como aliviar dor nas costas na gravidez.
O sintoma costuma surgir a partir do terceiro trimestre e fica mais intenso nas últimas semanas de gestação. E é no meio ou na parte inferior do tronco que as futuras mamães percebem esse tipo de alteração.
Felizmente, as dores nem sempre indicam algo sério ou que demande intervenção médica. Ainda assim, vale a pena adotar hábitos que proporcionem alívio e deixem a mulher tranquila para cuidar do recém-nascido.
Se você também sofre com o problema, não se preocupe. Estamos aqui para ajudar com muitas dicas e informações que obtivemos com a ajuda da médica e chefe da Unidade Materno Fetal do Hospital Federal Servidores do Estado (HFSE), Carolina Mocarzel!
O que pode causar dor nas costas durante a gestação?
Desde o momento da concepção, o organismo feminino passa por mudanças. Elas são necessárias para que o corpo tenha condições de abrigar o bebê e garantir o ambiente ideal para seu completo desenvolvimento.
Para começar, toda a área abdominal da mulher se adapta para permitir o crescimento do útero. Esse processo enfraquece os músculos do tronco e altera o centro de gravidade do corpo.
“A gestante tende a projetar o corpo dela mais pra frente e isso causa uma hiperlordose, devido ao aumento de volume do abdômen, deslocando o centro de gravidade e modificando o posicionamento da coluna”, conta a médica Carolina Mocarzel.
Outro fator que colabora para o desconforto é a variação hormonal ocorrida ao longo do período. Junto ao estiramento da pele, essa mudança pode ser considerada uma das principais causas de estrias na gravidez.
Durante a gestação, o nível de estrogênio sobe muito, favorecendo o amolecimento das articulações pélvicas. A presença desse hormônio em grande quantidade ajuda a preparar a região da bacia para a saída do bebê. O problema é que ela também tende a gerar incômodo físico.
Com o aumento gradativo de peso, todo o sistema de sustentação do corpo (que inclui discos, ligamentos e articulações) fica sobrecarregado, é o que destaca a médica. “A estrutura corporal requer uma maior sobrecarga, não só na coluna, mas também as articulações. A gente observa que quanto maior o ganho de peso da mulher, consequentemente, maiores são as queixas de dores na coluna”, completa.
Como aliviar a dor nas costas na gravidez?
Com o tempo, a região da lombar se curva para compensar o crescimento da barriga. Apesar de ser um processo natural, é improvável que passe despercebido. Porém, claro, cada organismo reage de um jeito às mudanças esperadas, o que gera variações nos sintomas e na intensidade.
Assim, é importante que a futura mamãe conheça seu corpo, de modo que consiga identificar alterações inesperadas. A dor nem sempre significa um problema e só deve ser tratada por um médico quando for muito forte. Em todo caso, não deixe de contar com a orientação dos profissionais da saúde. Veja o que você pode fazer para amenizar o desconforto!
Usar roupas e calçados confortáveis
Se a criança ganha muitos mimos no chá de bebê, a mãe também merece presentes que tornem a gestação mais tranquila. Roupas leves, que ficam soltinhas no corpo, são perfeitas, porque deixam a mulher se movimentar livremente.
Não use nada que mantenha você desconfortável ou promova alterações na postura. Quanto aos calçados, dê preferência a sapatilhas e tênis macios. Sapatos com salto devem ser evitados, já que forçam a coluna e ainda aumentam o risco de quedas.
Ao perguntar como aliviar dor nas costas na gravidez, muitas mães recebem a indicação de uso de uma cinta de sustentação. “Elas são uma espécie de faixa que sustenta a base inferior do abdômen, reduzindo esse peso que é projetado para a frente”, destaca a médica.
Fazer alongamentos diariamente
Alguns exercícios favorecem a descompressão da coluna, reduzindo desconfortos. Para sentir os benefícios, o ideal é que você pratique alongamento todos os dias. Eles podem ser feitos pela manhã, antes de dormir, depois de uma caminhada e após as atividades domésticas.
Uma opção simples é ficar em pé e colocar as mãos na altura dos seios. Com as pernas imóveis, jogue o tronco para frente até perceber que a barriga está friccionada. Permaneça nessa posição por 40 segundos e retorne devagar.
Lembre-se de consultar um especialista para aprender a aliviar a dor nas costas na gravidez. Com a orientação de um fisioterapeuta, por exemplo, você saberá quais exercícios realizar, a frequência ideal e os cuidados necessários. Priorize aqueles que trabalhem a flexibilidade e a correção postural.
Adequar a postura a cada tarefa
Com alterações na posição da coluna, é preciso redobrar os cuidados ao cumprir diferentes atividades. Um hábito prejudicial é abaixar o corpo sem considerar o peso extra. Para não causar danos, sempre dobre os joelhos antes de levar o tronco em direção ao chão.
Trabalho
Em uma rotina de estudo ou trabalho, por exemplo, evite ficar muito tempo sentada ou em pé. Faça intervalos curtos a cada hora para alongar e movimentar os membros. Isso vai evitar cansaço muscular.
Direção
Se for dirigir, ajuste o banco do carro para trás, mantendo distância máxima entre a barriga e o volante. A regulagem deve ir até o ponto em que você consegue cobrir os pedais por completo. Quando não puder evitar viagens longas, saia com antecedência, para fazer várias pausas pelo caminho.
Descanso
Na hora de dormir, muitas mulheres conseguem alívio quando deitam de lado e colocam um travesseiro entre os joelhos. Também é possível colocar um pequeno volume sob a barriga, para elevá-la um pouco e preservar o alinhamento da coluna. Pode ser um lençol dobrado ou travesseiro fino.
Adotar práticas relaxantes
Não deixe de fazer as coisas de que gosta. Afinal, o autocuidado fortalece o corpo e a mente para enfrentar a gestação com tranquilidade. Práticas como natação, ioga e meditação são ótimas nessa fase, já que promovem o bem-estar.
Atividades mais intensas podem ser realizadas apenas com acompanhamento médico. Nesse sentido, caminhadas e até exercícios localizados são ótimos para fortalecer a musculatura. Isso fará com que ações simples, como carregar a bolsa do bebê, sejam desempenhadas sem incômodo.
“Práticas de pilates e RPG podem ajudar bastante. Além disso, a realização de uma drenagem linfática com um profissional também é uma grande aliada, pois ela consegue trabalhar o fortalecimento muscular, o que contribui para a diminuição da dor”, completa Carolina.
O uso de compressas de calor também ajuda bastante naqueles dias de maior desconforto. Portanto, sempre que precisar aliviar dor nas costas na gravidez, prepare uma bolsa quentinha e coloque sobre a região dolorida. Um banho morno e demorado cumpre a mesma função.
Investir em massagens
Manobras específicas podem ser aliadas no combate às dores. O ideal é procurar uma pessoa especializada para manipular cada região da coluna com os devidos cuidados. Massagens adequadas reduzem a tensão, diminuem o inchaço e promovem alívio imediato do desconforto.
A prática fica ainda melhor quando envolve produtos com propriedades calmantes. Você encontra esses tipos de fórmula nos cremes e loções presentes na linha Peles Sensíveis, da Granado Bebê, ou na linha Terrapeutics. Uma dica é sempre optar por óleos ou hidratantes que tenham suas fragrâncias favoritas.
Esperamos ter resolvido as suas principais dúvidas sobre como aliviar dor nas costas na gravidez. Agora, é só aproveitar para testar as dicas com a ajuda dos nossos produtos. Fique à vontade para explorar mais detalhes da linha Granado Peles Sensíveis e todos os seus benefícios!
Ainda não segue os nossos perfis nas redes sociais? Faça uma visita no Instagram, Facebook e YouTube!