5 dicas de como melhorar o sono do bebê e o da mãe
Ações simples podem trazer mais conforto e a tranquilidade necessária para o descanso de toda a família
A capacidade de dormir bem depende de uma série de fatores. Quem tem filho pequeno, por exemplo, precisa lidar com as preocupações cotidianas e compreender quais práticas afetam o descanso das crianças. Se também é o seu caso, já deve ter questionado como melhorar o sono do bebê.
Felizmente, existem várias formas de proporcionar noites mais tranquilas em família. Você vai ver que muitas demandam pouco esforço e podem ser facilmente adotadas pelos cuidadores. Continue a leitura e confira!
1. Crie uma rotina para ambos
Rituais de cuidado são valiosos desde os primeiros meses de vida. Ainda que não tenham noção das regras e demais processos que ocorrem à sua volta, os bebês se acostumam bem com as rotinas. Portanto, vale a pena fazer um cronograma de atividades para cumprir todos os dias.
Invista em banhos quentinhos antes de levar o seu filho para a cama, em conversas sussurradas ou canções de ninar. Com o tempo vocês vão associar essas práticas ao descanso e acionar o estado de relaxamento. Isso avisa ao corpo e à mente que é hora de desacelerar.
2. Prepare o ambiente para dormir
Um lugar aconchegante convida qualquer pessoa a se desligar do mundo exterior. Então, ajuste as condições do quarto infantil para manter uma atmosfera agradável. Um aspecto importante é a temperatura, que pode ser controlada com o auxílio de aparelhos como o ar-condicionado e o ventilador.
Outro cuidado de como melhorar o sono do bebê tem a ver com a iluminação. Ela deve ser suave e, de preferência, emanar um tom amarelado. Essa cor quente deixa o espaço acolhedor e ajuda a despertar bocejos antes do tempo. Se quiser, você ainda pode colocar sons constantes e ritmados que acalmam, como barulho de chuva ou de cascata.
3. Evite agitações à noite
Já ouviu falar na temida hora da bruxa? É uma expressão usada para definir aquele período em que os bebês costumam ficar mais irritados. Ela geralmente ocorre no fim da tarde e pode durar algumas horas, sendo considerada normal em crianças de até três meses de idade.
Um fator que piora essa agitação antes de dormir é o excesso de estímulos na parte da noite. Quando os pais brincam muito ou exageram nas atividades, os pequenos podem sentir o acúmulo de cansaço e chorar sem parar. Assim, o ideal é evitar festas e alvoroço nas horas que antecedem o sono.
4. Tenha paciência com choros
Por falar em irritabilidade, é comum que os bebês vocalizem para demonstrar que estão desconfortáveis ou inseguros. Tenha isso em mente quando perceber que as lágrimas não param de cair. Se a situação for persistente, tire o seu filho do quarto e aposte em interações tranquilas.
Muitas vezes, você precisará esperar que a criança gaste suas últimas energias com o chorinho. Logo, não se culpe quando a rotina sair do rumo e ofereça todo o seu apoio por meio de abraços, balanços e massagens. O contato corporal e o calor humano ajudam bastante nos momentos de angústia.
5. Busque uma rede de apoio
Quem está com o sono em dia consegue dar suporte adequado ao bebê e lidar melhor com imprevistos. Porém, esse cenário só é possível quando há uma rede de apoio presente. O ideal é que familiares e amigos próximos cuidem da criança em determinados dias ou horários para que os pais descansem o suficiente.
Não tenha receio de reunir pessoas de confiança para solicitar essa colaboração. Ao repor as energias, você também terá mais atenção para perceber eventuais sinais de que algo não vai bem com o seu filho.
O aprendizado de como melhorar o sono do bebê também passa pela observação de sintomas que possam indicar problemas de saúde, como choro prolongado e recorrente. E estar de olho em cada detalhe permite acionar o médico responsável antes que qualquer sintoma se agrave.
Gostou do artigo e quer ter acesso aos próximos conteúdos? Assine a nossa newsletter!