Quer saber como montar o quarto do bebê? Veja nossas dicas!
Saiba o que você deve considerar na hora de montar o quarto do bebê!
Com a chegada da gestação, começa também um longo período de preparação. Afinal, é preciso organizar cada cantinho da casa para a chegada do bebê. Por isso, é nessa etapa que as mães e os pais decidem como montar o quarto do bebê.
Escolher os móveis que vão compor o ambiente pode parecer uma tarefa simples. Entretanto, há muitas opções de produtos no mercado que podem gerar dificuldades para decidir o que é importante ter naquele ambiente.
Quer saber como montar o quarto do bebê para garantir mais conforto, segurança e bem-estar? Então, continue a leitura!
Defina o estilo de decoração
O primeiro passo para decidir a decoração do quartinho do bebê é escolher o tema. Essa é uma etapa importante, pois ajuda muito na hora de combinar móveis e objetos no mesmo ambiente. Na sequência, a escolha das cores que vão compor o ambiente também pode ser decisiva no estilo de decoração.
Prefira tons suaves — como neutros e claros — e evite cores muito quentes e marcantes — como vermelho, laranja etc. Afinal de contas, elas são muito estimulantes e podem atrapalhar o sono do bebê.
Escolha o berço ideal
Na hora de montar o quarto do bebê, existe um item que não pode ficar de fora: o berço. Provavelmente será o local onde a criança passará a maior parte do dia. Por isso, é preciso escolher o móvel que proporcione mais conforto para ela. Mas, além disso, precisa ser seguro.
Na hora de escolher o berço ideal, veja se ele atende aos seguintes critérios:
- certificado pelo Inmetro;
- rodinhas com travas de segurança;
- bordas arredondadas;
- distância máxima de 6 cm entre as barras laterais;
- colchão firme.
Tenha uma cadeira de amamentação confortável
O nascimento do bebê altera profundamente a rotina da casa. Por isso, é frequente presentear a mãe recente com pequenos mimos, como cesta de maternidade e acessórios essenciais para essa fase.
Pensando nessas mudanças, não podemos deixar de fora a amamentação. Nada melhor que utilizar recursos que tornem o momento mais confortável e prazeroso.
Nesse sentido, a cadeira — ou poltrona — de amamentação contribui para amamentar com conforto e segurança. Na hora da compra, escolha um item com assento e encostos firmes e confortáveis, além de apoios para braços.
Invista em uma boa cômoda
Outro móvel bastante útil no quarto do bebê é a cômoda. Ela pode substituir o armário em espaços pequenos ou minimalistas, mas também pode ser utilizada para complementar o ambiente. Além de guardar as roupinhas e outros objetos do bebê, a cômoda funciona muito bem como trocador.
A escolha do modelo depende bastante da necessidade da família e do tamanho do cômodo. Como dica geral, escolha uma cômoda que não ocupe muito espaço e nem atrapalhe a circulação no ambiente.
Escolha móveis 2 em 1
Em uma fase da vida com tantas e rápidas mudanças, apostar na versatilidade da decoração pode ser a melhor opção a longo prazo. À medida que o bebê cresce, surgem novas necessidades. Com isso, um móvel que era muito utilizado há poucos meses pode ser deixado de lado sem uso.
Por isso, vale muito a pena apostar em móveis 2 em 1, que podem manter o quarto do bebê funcional com o passar do tempo. Nesse sentido, considere comprar, por exemplo, um berço que vira mini cama, uma cômoda com espaço para trocador, um berço com cômoda acoplada, uma cadeira de amamentação que possa ser reaproveitada em outro ambiente da casa etc.
Saber como montar o quarto do bebê é importante. Isso porque cada item deve ser pensado e escolhido para facilitar a rotina e deixar o ambiente preparado para atender às necessidades da família.
É importante lembrar que essa tarefa não deve ser cumprida na última hora. Escolher os móveis e o estilo de decoração do quarto da criança com antecedência ajuda a evitar imprevistos. Além disso, garante que tudo fique de maneira adequada para assegurar mais conforto ao bebê.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe este post em suas redes sociais e ajude mais pessoas a ficarem por dentro dessas dicas!