Cueiro para bebê: saiba o que é e como fazer o bebê se acalmar
Existem diversas formas de aproveitar o tradicional cueiro para bebê, e mostramos algumas para você!
Quem tem filho pequeno sempre está de olho em técnicas que favoreçam a rotina da criança, tanto ao longo do dia quanto na hora de dormir. Uma peça clássica entre as famílias brasileiras se destaca por conta de tamanha versatilidade. Estamos falando do famoso cueiro para bebê.
Você já deve ter ouvido falar do termo, mesmo que não saiba ao certo do que se trata. A pergunta que fica é: será que o item é realmente necessário e traz bons resultados? Vamos explicar melhor como funciona para que sua resposta fique mais clara. Continue a leitura!
O que é cueiro para bebê?
As mães de longa data provavelmente conhecem os cueiros nos mínimos detalhes. Eles consistem em panos feitos de flanela ou algodão e têm várias utilidades. Como são leves e apresentam uma espessura média entre as fraldas de tecido e as mantas, podem ser aproveitados em diversos momentos.
As funções são tantas que muita gente inclui o cueiro na lista do enxoval básico. É possível encontrar diversos modelos nas lojas, com desenhos coloridos ou sem nenhuma estampa. As dimensões também variam bastante, sendo o padrão mais comum o de peças com 80 cm de largura por 80 cm de comprimento.
Para que serve esse produto?
O cueiro para bebê é bem-vindo em todas as horas do dia. Ele pode ser usado dentro e fora de casa, sempre quando houver a necessidade de proteger a criança e evitar o contato direto da pele com algumas superfícies. Ele atua, por exemplo, como barreira contra o sol e o vento durante um passeio.
Também serve para forrar cômodas, camas e outras áreas usadas durante a troca de fralda. Inclusive, se o seu filho se sujou ao comer e você precisa improvisar um guardanapo, basta molhar um pedaço do cueiro e limpar o rostinho dele com cuidado. É um item que facilita a vida doméstica e até as viagens em família.
Outra utilidade famosa dessa peça de tecido é acalmar crianças. Isso porque, ao enrolar o corpo delas e deixar apenas a cabeça de fora, você simula a barreira do útero materno. A sensação de estar envolto por uma estrutura confortável, que mantém os membros protegidos e aquecidos, deixa o bebê mais relaxado e seguro.
Como usar o cueiro para acalmar o bebê?
A técnica de cobrir as crianças com camadas de pano se popularizou tanto que acabou ganhando um nome específico: swaddling. O termo de origem inglesa representa a prática de embrulhar os bebês em forma de charutinho, como se fosse um preparo para o relaxamento e o sono infantil.
Muitas mães tiram proveito da técnica logo após o parto para transmitir confiança e deixar o bebê quentinho. Como nem todas as crianças se adaptam, é importante observar as primeiras reações antes de aderir. Se elas vierem acompanhadas de muito choro e agitação dos membros, talvez não seja uma boa opção.
Nos casos em que o bebê aceita ficar enrolado, a dica é escolher uma superfície plana e fazer o embrulho do tecido da seguinte forma:
- estenda o cueiro em forma de diamante, deixando uma ponta para cima, uma para baixo e outras para os lados esquerdo e direito;
- dobre cerca de 15 cm da ponta superior para baixo;
- deite o bebê de costas e mantenha seus ombros alinhados à dobra feita na parte superior;
- posicione o corpo na vertical, bem ao centro do tecido;
- coloque o braço esquerdo estendido ao lado do corpo e cubra-o com a ponta esquerda do cueiro. Ele deve passar pelo peito do bebê e ficar preso sob o braço direito e as costas;
- pegue a parte inferior do tecido e leve para cima, dispondo-a debaixo da primeira dobra. Ela deve ficar sob o queixo do bebê;
- repita o processo com o outro braço, levando a ponta direita do cueiro para o lado oposto e prendendo-a sob a parte esquerda das costas;
- finalize torcendo a ponta inferior do tecido e dobrando para baixo.
Você imaginava que haviam tantas utilidades do cueiro para bebê? Experimente incluir essa peça tradicional no dia a dia com o seu filho. Temos certeza de que ela vai facilitar as atividades relativas ao cuidado, trazendo praticidade para a família curtir os melhores momentos.
Se ainda não segue os nossos perfis nas redes sociais, venha fazer uma visita no Instagram, no YouTube e no Facebook!