Como fazer o desfralde e quais erros devem ser evitados?
Com as dicas certas, o desfralde do seu filho pode ser um processo tranquilo
Chega um momento em que você não vê a hora de se livrar de uma vez por todas das fraldas e desfrutar daquele misto de prazer e orgulho ao ver seu filho usando o banheiro. Quando isso não acontece tão cedo, as perguntas e as cobranças começam a surgir, e você pode se ver quase empurrada a apressar as coisas.
Ao contrário do que muita gente pensa, porém, não existe idade certa para o desfralde. Esse é um processo que depende muito do preparo da criança (e não da opinião das pessoas dizendo que já deveria ter acontecido). Por isso, é importante respeitar o tempo do seu filho, principalmente para evitar consequências negativas no seu desenvolvimento.
Se você está tendo dificuldades em enfrentar essa etapa ou, mesmo, identificar se é a hora certa de fazer o desfralde da sua criança, pode ficar tranquila, porque estamos aqui para ajudar. Preparamos algumas dicas que vão facilitar o caminho. Aproveite!
Use e abuse de recursos lúdicos
Criança adora uma brincadeira, e elas podem ser verdadeiras aliadas no desfralde. Aproveite o momento de espera para preenchê-lo com histórias educativas que podem ou não estar relacionadas a esse tema, além de incluir alguns dos brinquedos preferidos nesse processo. A ideia de levar o dinossauro “para fazer xixi” pode ser um estímulo e tanto, já que, depois dele, será a vez do seu filho.
Tome cuidado com a higiene
A higiene é algo muito importante nessa etapa, especialmente para evitar assaduras e outros problemas. Diferentemente da troca de fralda, quando seu filho começa a usar o penico, você não tem tanta visão para limpar ele. Por isso, é importante redobrar os esforços. Além do papel higiênico, experimente usar uma fralda de tecido com sabonete de glicerina para dar aquela última higienizada antes de vesti-lo de novo.
Compre um penico
Por mais que seu filho acabe usando o assento logo mais adiante, provavelmente, ele começará o desfralde pelo penico. Esse produto tem muitas vantagens, partindo do fato de ser mais acessível para a criança e de ela sentir menos medo de cair, por exemplo.
Tente escolher um penico chamativo e faça seu filho se acostumar com ele antes de iniciar suas tentativas de uso, explicando para o que ele serve.
Converse com a criança
Outro elemento fundamental do desfralde é a conversa. A criança não entende muito bem o que ela precisa fazer; por isso, é seu papel deixar claro o que espera dela. Então, não tenha preguiça de repetir vááárias vezes (e pacientemente) que é importante que ela peça para ir ao banheiro sempre que sentir vontade e que ela tente segurar até chegar lá.
Comemore cada conquista
O seu principal papel como tutor de uma criança é ser uma fonte de apoio e incentivo para ela. Por isso, espere pacientemente até que os progressos sejam conquistados e, quando acontecer, comemore animadamente, para que a criança saiba o quanto você se importa com isso.
Mesmo quando as coisas não saírem conforme o desejado, tudo bem, reconforte o pequeno carinhosamente e mostre que ele só precisa tentar novamente.
Priorize o conforto da criança
Seu filho deve se sentir confortável durante o desfralde. Isso diz respeito ao ambiente e ao seu comportamento. Então, tão importante quanto preparar um espaço com penico colorido, um assento diferente e muitos adesivos, por exemplo, é manter a calma ao conversar com ele mesmo quando as coisas dão errado.
Nada de perder a paciência e xingar o pequeno se ele não der conta de se segurar, combinado?
Não cometa os seguintes erros
Além de seguir as dicas anteriores, é preciso que você fique atenta a alguns pontos. Confira!
Pressionar seu filho
As pessoas são ótimas em dar palpites sobre como educar seu filho em todas as etapas, principalmente quando isso envolve compará-lo a outras crianças, e isso pode acabar fazendo com que você se sinta pressionada e transfira esse sentimento para ele.
Para evitar que isso aconteça, lembre-se de que não existe um tempo certo para desfraldar uma criança: ela dará sinais quando estiver pronta.
Fazer o desfralde sem uma rotina
Tanto o desfralde diurno quanto o noturno exigem que você crie uma rotina com o seu filho, até mesmo para não atrapalhar a qualidade do sono do bebê.
Ele precisa entender claramente quais são os momentos de ir ao banheiro e fazer suas necessidades. Não importa se você está tentando desfraldar apenas de dia ou se já passou para a fase da noite, ajude o pequeno a se habituar a ir ao banheiro logo que acorda, antes de ir deitar ou de sair de casa e assim por diante.
Não ter um estoque de calcinhas ou cuecas
Não tem jeito: muitas cuecas e calcinhas ficarão sujas até que seu filho seja completamente desfraldado (e, eventualmente, até depois disso). Se você tentar passar por essa fase sem preparar um estoque delas, terá muita dificuldade em manter seu filho seco e limpo — provavelmente, recorrendo às fraldas de novo e regredindo no processo.
Saiba quando procurar ajuda médica ou psicológica
Se, mesmo com todas as dicas, você não perceber evolução no processo do seu filho, não tem por que se preocupar. Talvez ele só precise de um empurrãozinho extra. Para isso, converse com o pediatra, de modo que, juntos, vocês consigam identificar se existe algum problema de saúde ou incômodo físico que possa estar causando a dificuldade.
Caso esteja tudo ok com os aspectos físicos da sua criança, pode ser interessante buscar a ajuda de um psicólogo. Às vezes, os pequenos desenvolvem alguns bloqueios, que, com o suporte profissional, podem ser desfeitos, facilitando a sua vida e a do seu filho.
O desfralde pode até ser uma etapa difícil e realmente trabalhosa — a gente sabe disso. Em alguns dias, vai parecer que você não tem tempo para nada além de checar se seu filho quer fazer xixi ou cocô, limpar tudo que fez no lugar errado e lavar as suas roupinhas. Mas, acredite, todo o esforço valerá muito a pena.
A emoção de ver o pequeno conquistando um pouco mais de independência é sensacional. Mas, para isso, não se esqueça: você precisa estabelecer uma relação de confiança com ele durante o desfralde. Esteja disponível e atenta, caso ele peça ou dê sinais de que precisa ir ao banheiro, largue tudo o que estiver fazendo e leve-o o mais rapidamente possível.
Também pode ser interessante levá-lo ao banheiro sempre que você for, explicando o que está fazendo e por que vai para esse lugar sempre que sente vontade. Crianças aprendem muito pelo exemplo; então, não economize nesse quesito.
Também vale investir em produtos infantis adequados e de qualidade para garantir o maior conforto e bem-estar dos pequenos. Sentir-se limpinho e cheiroso é parte do processo; afinal, nem enquanto usam fraldas eles gostam de ficar sujos, não é verdade?
Com calma e cuidado, vocês passarão por essa fase de uma maneira supertranquila. Então, não precisa se cobrar nada, e nem ele deve se sentir pressionado, ok? O melhor desfralde é aquele que respeita o tempo da criança, e não o que a deixa com medo e traumatizada.
Se você curtiu este conteúdo sobre o desfralde de bebês e acha que ele ajudou, que tal acompanhar todos os nossos posts e novidades? Curta a página da Granado Bebê no Facebook e fique por dentro!