8 dicas para o ensaio gestante dos seus sonhos
Ensaio gestante não precisa ser complicado! Veja 8 passos que facilitam o seu planejamento
Quem não deseja eternizar a felicidade pela espera de um bebê? Essa vontade surge tanto entre os pais de primeira viagem quanto entre os casais que já têm filhos. Se você se interessa pelo assunto, certamente anda em busca de dicas para fazer um lindo ensaio gestante.
O momento deve ir além de um ensaio de fotos, proporcionando uma experiência agradável para a mãe e qualquer outra pessoa que queira participar do processo. Todo cuidado é bem-vindo para ter bons resultados e, principalmente, gerar memórias positivas sobre o dia dos cliques.
Se animou com a ideia? Veja agora como preparar o ensaio de gestante dos seus sonhos!
1. Defina o estilo do ensaio gestante
O primeiro passo é pensar na atmosfera que você deseja transmitir às fotos. Nessa hora, considere os ambientes e as atividades que trazem bem-estar e têm a ver com o seu perfil. Gosta mais de natureza ou do clima urbano? Prefere uma estética mais moderna ou clássica?
Entenda que o estilo pode se basear em diversos fatores que você considera relevantes para expressar o seu jeito de ser e o que está sentindo nessa fase tão especial da vida. É essa escolha que vai orientar o melhor cenário para a produção, do qual falaremos a seguir.
2. Escolha um lugar encantador
Definir o estilo ajuda a ter uma ideia dos lugares que harmonizam com a proposta do seu ensaio. Se a expectativa é ter muitos elementos naturais, por exemplo, você precisa apostar em áreas verdes e interações ao ar livre. Nessa hora, já dá para afunilar ainda mais as características, optando entre praia, montanha ou floresta.
Há quem prefira a tranquilidade de um estúdio fotográfico ou o clima acolhedor da própria casa (no tema lifestyle), principalmente se a produção ocorrer em uma região muito fria bem na época do inverno. O importante, em todo caso, é evitar situações que possam te deixar desconfortável e afetar o resultado das fotografias.
3. Capriche na escolha dos looks
Uma das etapas mais adoradas pelas futuras mães é a montagem do visual. Há tantas possibilidades nos dias de hoje, com marcas produzindo peças confortáveis para todos os estilos. Aproveite essa variedade e priorize roupas apropriadas para a fase que você está vivendo, que considerem as transformações do corpo.
A beleza deve caminhar lado a lado com o conforto para que as interações entre mãe e bebê fluam naturalmente, com liberdade de movimentos. Isso explica por que tantas mulheres apostam nos vestidos leves e maleáveis, que permitem caminhar ou fazer poses sem nenhuma dificuldade.
4. Determine a paleta de cores
A harmonia entre vários elementos é muito importante para conseguir fotos bonitas. E uma boa forma de equilibrar o peso de cada informação é determinar uma paleta de cores. Ela pode conter tons pastel ou nuances mais chamativas, de acordo com o estilo que você pensou para o ensaio.
Quem deseja representar a maternidade com mais doçura e delicadeza pode investir nas cores suaves. O oposto vale para as mães que pretendem transmitir força e muita energia. Novamente, não existe uma regra ou jeito certo. Mais que passar mensagens específicas, a paleta serve para manter o objeto do clique alinhado ao entorno.
5. Contrate um bom fotógrafo
Um bom profissional saberá quais recursos usar a favor do ensaio gestante, por isso, não hesite em investir no trabalho de um especialista. O fotógrafo poderá orientar desde a escolha do local até a composição das cores, o que mantém as famílias despreocupadas e mais à vontade para focar no que realmente importa.
Se você gostar do trabalho, por exemplo, já terá uma ótima referência para contatar nas produções futuras, como cliques de recém-nascido, mesversário e outros eventos importantes. Pode ter certeza de que cada orçamento com fotógrafo será compensado com imagens incríveis para guardar por toda a vida.
6. Não se esqueça dos acessórios
Uma maneira de enriquecer as fotos é levar, para o local do ensaio, objetos que tenham relação com a maternidade ou que serão usados pelo bebê assim que ele nascer. Os tradicionais sapatinhos e roupinhas de criança são bons exemplos, mas você pode ir dos itens típicos do enxoval.
Já imaginou incluir bichinhos de pelúcia ou brinquedos infantis? Outra possibilidade é adicionar acessórios naturais, como ramos verdes e flores. A gestante também pode brincar com peças que compõem o look, a exemplo de arcos de cabelo, colares e até lenços — tudo vai depender do visual escolhido para o dia.
7. Pense nas poses
É nos instantes que sucedem os cliques que muita gente se perde e não sabe ao certo qual pose fazer. Novamente, o apoio de um bom fotógrafo se torna essencial para tirar dúvidas e chegar ao melhor resultado. O profissional sabe exatamente como quebrar o clima de timidez e fazer com que as pessoas se soltem.
Vale a pena, inclusive, conversar antes de realizar as primeiras fotos para definir quais cenas serão priorizadas. Se você deseja um ensaio gestante com o parceiro, por exemplo, vale a pena apostar em cliques que mostrem mãos dadas, abraços e outras interações. Quanto mais planejamento, mais chances de dar certo.
8. Torne o momento leve e descontraído
Complementando o tópico das poses, pense em coisas que te fazem rir ou em lembranças positivas. Isso fará com que sorrisos e diálogos surjam naturalmente, deixando o momento leve e descontraído. Se possível, interaja com o bebê na barriga ao fazer massagens e cantar cantigas infantis.
O importante é relaxar e deixar que as ações aconteçam da forma que devem ser. Assim, o fotógrafo poderá captar sua verdadeira essência e os sentimentos presentes na ocasião. É um bom caminho para obter uma mistura de fotos com poses e registros mais descontraídos.
Gostou das dicas com foco no ensaio gestante? Passar por esse momento pode ser muito proveitoso e até motivar a repetição em projetos posteriores, quando o bebê já estiver nos braços da família. Em todo caso, o passo a passo segue relevante e funciona como um guia básico para ter ótimos materiais.
Agora, que tal seguir nossos perfis nas redes sociais? Fique por dentro das novidades — Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.