Enxoval de inverno: 6 dicas para montar o do seu bebê
O enxoval de inverno deve conter peças de vestuário e de cama que sejam práticas e confeccionadas em materiais quentes que não provoquem alergias
É normal a futura mamãe ter dúvidas sobre aquilo que precisa comprar para aguardar a chegada do bebê, em especial quando o parto está previsto para os meses mais frios do ano. O mais importante é não sair comprando de tudo e planejar o enxoval de inverno.
Esse planejamento vai ajudar a investir nas peças certas para que não falte nada e também para que não acabe perdendo muitas roupas. Essa tarefa não é difícil como parece, e a gente separou algumas dicas para ajudar. Veja só!
O que é enxoval de inverno?
O enxoval de inverno é composto por peças confeccionadas em tecidos mais robustos e capazes de preservar melhor a temperatura natural do organismo. Os cortes são longos para proteger bem o corpo da criança contra as temperaturas mais baixas.
Ele contém itens de vestuário, como blusas e calças, e peças de cama, como mantas e cobertores. O objetivo é pensar em tudo que será necessário para garantir a proteção que o bebê precisa quando o parto está programado para a época mais fria do ano.
O que considerar ao montar o enxoval de inverno?
O primeiro detalhe que precisa ser considerado para montar o enxoval de inverno é a época do ano em que a criança vai nascer. Está previsto para o começo do outono, a transição entre as estações ou justamente para o mês mais frio?
Isso faz toda a diferença porque a criança cresce bastante de um mês para o outro, então, as peças devem ser compradas pensando na fase que ela estará em cada período. Outro detalhe é pensar nas temperaturas da região onde você mora. O frio é mais intenso ou mais ameno?
Procure observar com cuidado os tecidos, o corte e o modelo das peças. Embora algumas sejam bem quentes, podem ser desconfortáveis por causa de zíperes, botões ou por serem grossas demais. Alguns tipos de tecido podem favorecer alergias, então, escolha o que for mais confortável ao toque.
Procure pensar na praticidade para vestir a criança, já que as peças do enxoval de inverno são mais robustas. Você precisa de agilidade nessa hora para que o bebê não sinta frio enquanto estiver sendo trocado.
O que não pode faltar no enxoval de inverno?
Como a gente explicou, o enxoval de inverno precisa conter as peças de vestuário que a criança vai usar e também peças de roupa de cama. Vale acrescentar alguns acessórios que podem ser úteis em casa e fora dela.
Basicamente, o enxoval de inverno precisa conter:
- body de manga comprida;
- calça ou culote;
- peças de moletom;
- gorro ou capuz;
- meias e luvas;
- cardigan;
- saco de dormir;
- manta;
- casaco;
- macacão;
- roupão de inverno.
Também é muito importante pensar nos itens de higiene. Como no inverno a umidade do ar pode cair, existe uma tendência maior para o ressecamento da pele. Então, ela precisa de atenção especial.
Invista em um bom sabonete que faça uma limpeza suave, em um hidratante específico para bebês e um óleo infantil. Ele é ideal para suavizar asperezas, remover a crosta láctea e fazer massagens no pequeno.
Quais são as melhores dicas para montar o enxoval de inverno?
Agora algumas dicas para você se organizar e fazer um checklist para montar o enxoval de inverno sem esquecer de nada.
- Faça uma lista de enxoval com todos os itens que serão necessários.
- Atualize essa lista sempre que lembrar de alguma coisa.
- Comece a adquirir as peças durante a gestação para equilibrar os gastos.
- Pense na idade que o bebê terá durante os meses mais frios para comprar peças do tamanho certo.
- Escolha peças mais práticas para agilizar as trocas.
- Dê preferência para tecidos suaves e com menos riscos de causar alergias.
Viu só como você não precisa sair comprando tudo que vê para montar um bom enxoval de inverno? É interessante adquirir o básico agora e montar um enxoval minimalista para depois comprar novas peças se sentir necessidade. Assim fará bons investimentos e não deixará nada faltar.
Que tal ajudar outras mamães a se organizarem com o enxoval de inverno também? Compartilhe essas dicas nas redes sociais!