O que é apojadura e como ocorre a descida do leite?
Descubra como se preparar e o que esperar da apojadura e os primeiros dias de amamentação do bebê
Para as mamães de primeira viagem o termo apojadura pode causar um certo estranhamento. Não é incomum se deparar com aquela dúvida: afinal, o que é apojadura? E por que ela é tão importante nos primeiros dias do pós-parto?
A apojadura geralmente ocorre entre o terceiro e quinto dia após o nascimento do bebê. Porém, em alguns casos ela não acontece e isso costuma gerar dúvidas entre as mães.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo especial sobre o assunto. Entenda o que é a apojadura, como e quando ela acontece, entre outras questões relevantes sobre o assunto. Continue a leitura para descobrir mais sobre o tema!
O que é apojadura?
Logo após o parto, geralmente entre 3 e 5 dias após o nascimento do bebê, ocorre um processo chamado de apojadura. Ele consiste na adaptação do organismo da mãe para o início da amamentação, envolvendo a produção e descida do leite.
Como ocorre?
Na apojadura as mamas podem ficar quentes, latejantes, inchadas e/ou pesadas. Os sintomas podem variar de uma pessoa para outra, o importante é entender que este é um processo natural do organismo que está passando por uma adaptação fisiológica.
Quando pode acontecer?
Como destacamos, cada organismo se comporta de uma maneira, por isso não há uma regra. De forma geral, a apojadura costuma ocorrer entre 3 e 5 dias após o parto.
O que resulta em apojadura tardia?
Diversos fatores podem resultar em apojadura tardia — demora para a descida do leite. Estes fatores não estão necessariamente relacionados à mãe, embora possam ter relação com o seu estado de saúde.
Questões vinculadas ao bebê e até a circunstâncias do parto podem contribuir para a ocorrência de apojadura tardia.
Com relação à mãe, além do estado de saúde, podem resultar em apojadura tardia a ocorrência de mamoplastia prévia, hipotireoidismo e diabetes.
No que diz respeito ao bebê, situações envolvendo sucção ineficiente e prematuridade podem dar causa para a apojadura tardia.
Somado a isso, fatores como cesariana eletiva, parto prematuro, fragmentos de placenta retidos e alojamento separado na maternidade também podem ser fatores contributivos de uma apojadura tardia.
Qual a relação com o colostro?
O colostro é o primeiro leite produzido pela mãe e responsável por alimentar o bebê nos primeiros momentos de vida. O colostro é rico em imunoglobulinas sendo super importante para a saúde e proteção do recém nascido.
Quais cuidados tomar?
O suporte de profissionais especializados e consultoras de amamentação é o melhor caminho a ser seguido. Contar com uma boa rede de apoio, receber as orientações adequadas sobre massagem e ordenha manual, por exemplo, vão ajudar a tornar todo o processo de amamentação mais tranquilo.
O nascimento do bebê é um momento marcante para toda a família. As mães passam por um processo de grande emoção que é seguido pela necessidade de adaptação.
Além de buscar conhecer mais sobre cada uma dessas etapas, o suporte de profissionais, familiares e uma rede de apoio pode fazer toda a diferença nos primeiros meses do bebê, especialmente no suporte emocional e adaptação da nova configuração familiar.
Agora que você já sabe o que é apojadura, que tal ficar por dentro de outros conteúdos relevantes sobre maternidade? Curta a página da Granado no Facebook e acompanhe nossos posts exclusivos!