Shampoo para bebê: conheça a necessidade do seu uso e como fazer uma boa escolha!
O shampoo para bebê deve ser muito bem analisado porque, além de higienizar os fios, ele também protege a pele do couro cabeludo
Os cabelos e o couro cabeludo do bebê também precisam de cuidados especiais. É muito importante escolher bons produtos para garantir, além da higiene, a saúde do pequeno. Por isso, é preciso ter atenção na hora de escolher o shampoo para bebê.
Existem diversas opções no mercado e cada uma delas tem características específicas em sua formulação. Porém, nem todos os ingredientes promovem os benefícios e cuidados que o bebê precisa.
Também é necessário ter atenção com alguns detalhes para escolher o shampoo mais adequado de acordo com a necessidade de cada criança. Você sabe como fazer essa escolha? A gente ajuda!
Quando começar a usar shampoo para bebê?
Não existe uma regra sobre quando devemos começar a utilizar o shampoo para bebê. De toda forma, esse é um produto muito importante que pode ser incluído no kit de higiene da criança quando ela ainda é recém-nascida, junto com o sabonete para bebê e outros produtos básicos.
É verdade que nos primeiros meses de vida muitos bebês ainda não têm uma quantidade considerável de fios de cabelo. Mesmo assim, o shampoo pode ser utilizado porque o foco desse produto não são apenas os cabelos, como explicamos na introdução, mas sim manter a saúde do couro cabeludo.
O shampoo para bebê também tem a finalidade de promover proteção para o couro cabeludo. Assim, ele deixa os fios limpos e higienizados e também oferece um cuidado especial para a pele da cabeça.
Um problema muito comum nos bebês é a formação da crosta láctea. Ela é o resultado do excesso de oleosidade e do acúmulo de células mortas que faz com que se formem “casquinhas” na cabeça da criança. Elas também podem surgir em outras partes do corpo, como axilas, orelhas, sobrancelha e virilha.
O uso de um bom shampoo para bebê recém-nascido ajuda a prevenir a formação da crosta láctea. Caso ela se forme, também contribui para melhorar os sintomas, evitando irritações no couro cabeludo.
Portanto, você pode começar a usar o shampoo para bebê logo nas primeiras semanas, mas não é necessário aplicar o produto todos os dias nos recém-nascidos. Isso pode ser feito a cada dois dias.
Entretanto, cada criança pode ter uma necessidade diferente. Então, em caso de dúvida, o ideal é conversar com o pediatra para que o especialista possa instruir sobre a frequência correta em casos mais específicos.
Por que é tão importante escolher um shampoo adequado?
A pele dos bebês é muito mais delicada e sensível do que dos adultos e até mesmo de crianças mais velhas. Isso acontece porque as camadas são mais finas e o pH costuma ser levemente mais ácido.
Como é uma pele que ainda não está madura, a barreira lipídica, que ajuda a fazer a proteção, não se formou completamente. Isso aumenta a suscetibilidade para irritações e alergias, e esse é um dos motivos pelos quais precisamos ter bastante cuidado na hora de escolher o shampoo.
É muito importante que esse produto seja adequado para a idade da criança e contenha propriedades e ingredientes que promovam uma limpeza suave. Além disso, você viu que a crosta láctea pode se formar, e qualquer criança está suscetível a esse problema, uma vez que é uma característica do organismo e não descuido com a higiene.
Por isso, o uso de shampoos de boa qualidade é a garantia de atender as necessidades da pele da criança e promover todas as proteções que ela precisa, sem estimular alergias ou irritações.
Quais propriedades o shampoo para bebê deve ter?
Uma das principais propriedades de um bom shampoo para bebê é o pH da fórmula. Ele é o indicador do equilíbrio entre a produção de gordura, a quantidade de sais minerais, a quantidade de água e a secreção das glândulas de suor e sebáceas.
Sendo assim, o pH precisa estar dentro do adequado para garantir que a pele mantenha todas as suas propriedades, esteja saudável e menos suscetível a irritações ou ressecamento. Então, o ideal é um shampoo com pH neutro, a fim de não interferir nas características da pele.
Como você viu, também é necessário escolher um produto para a faixa etária da criança. Se ela for recém-nascida, procure fórmulas específicas para essa idade e, em todos os casos, é fundamental que o shampoo não irrite os olhos, além de ser hipoalergênico.
Quais cuidados tomar na hora da compra?
Escolher o shampoo para bebê não é tão difícil quanto parece. Você precisa ter atenção com alguns aspectos para acertar na escolha. O primeiro deles é verificar se, de fato, é de uso pediátrico, mais especificamente para bebês e apropriado para a idade.
Tenha atenção à qualidade do produto verificando as avaliações que ele tem no mercado, os cuidados da marca com a saúde dos seus pequenos clientes e também a composição da fórmula. Veja quais são os ingredientes e a concentração deles. É essencial que tenham ação hidratante e mantenham a barreira de proteção natural da pele.
Confira as indicações do shampoo, já que ele precisa atender o tipo de pele e de cabelo da criança. Alguns bebês têm uma pele com tendência para ser mais seca ou muito sensível e suscetível à dermatite. Cada caso requer uma formulação diferente.
Pensando no lado prático do dia a dia, analise o design da embalagem. Considere que, na hora do banho do bebê, as mãos costumam estar bem ocupadas, em especial no caso das crianças mais novinhas, que ainda não sentam. Por isso, prefira que a embalagem seja fácil de manusear para que não haja dificuldade na hora de abrir e dosar a quantidade de produto.
Quais são os diferenciais dos produtos Granado Bebê?
Na linha Granado Bebê você encontra shampoos com formulações seguras que garantem uma limpeza suave para os cabelos e o couro cabeludo, mantendo a saúde do pequeno. Os shampoos não são testados em animais, não contêm ingredientes de origem animal e são totalmente livres de silicones, parabenos e corantes.
Os tensoativos suaves que compõem a fórmula deixam os fios mais macios e fáceis de pentear. O pH balanceado não provoca irritações nos olhos, e os testes dermatológicos ainda garantem uma ampla prevenção de irritações e alergias.
Na linha Granado você pode escolher um shampoo para bebê com essência relaxante de camomila, lavanda, erva doce ou, se preferir, a fórmula tradicional. Todas trazem a qualidade que só os produtos Granado têm, para que a hora do banho do seu bebê seja ainda mais especial e agradável.
Quando for escolher o próximo shampoo para bebê, não se esqueça desses detalhes para investir em um produto de boa qualidade e seguro para o pequeno. Assim, além de uma limpeza suave e eficiente, ainda vai proporcionar mais saúde para a pele dele.
Você já conhece os shampoos e condicionadores Granado Bebê? Acessa o site para conferir todas as opções e escolher o ideal para o seu pequeno.