Coloque as canções de ninar na rotina de sono do seu bebê para criar um momento de prazer e relaxamento
Sabia que cantar para as crianças também acalma você? Os benefícios das canções de ninar vão muito além de ajudar o bebê dormir. Cantar para o pequeno aproxima, cria conexão, dá segurança e tranquilidade, fortalecendo vínculos e gerando memórias afetivas.
Se você tem receio porque acha que sua voz não é adequada, se engana. A voz da mãe é sempre essencial para o bem-estar do bebê e traz um conforto emocional que pode durar para toda vida. Além disso, não é um concurso de canto, mas um momento mãe e filho.
Existem várias canções de ninar que você pode colocar na sua playlist de músicas para o bebê dormir. Quer uma inspiração? Neste post temos algumas sugestões para o seu repertório!
Como colocar as canções de ninar na rotina de sono do bebê?
Sabe aquele momento em que você está com seu filho no colo ninando ou então amamentando para dormir? Essa é a hora ideal para complementar os rituais de sono para bebê e entoar uma bela canção de ninar. Não existe muito segredo para fazer isso, e você só precisa conhecer a letra e cantar com um tom bem suave para relaxar o seu bebê.
Essa é a melhor forma de aproveitar os benefícios dessas cantigas. Alguns pais podem se sentir um pouco constrangidos ao cantar, mas, como explicamos na introdução, não se trata de uma competição de canto. Com certeza o seu bebê não fará esse tipo de julgamento.
É um momento muito especial entre vocês, por isso, é mais interessante cantar com a sua própria voz do que deixar a música gravada tocando. A criança reconhece a voz dos pais e dos seus cuidadores, então, é muito mais reconfortante para ela escutar esse timbre do que o de uma pessoa estranha.
Não se esqueça de que essa fase das crianças pequenas passa muito rápido. Aproveite cada momento que você tiver para criar conexões com seu filho.
Quais são as melhores músicas para o bebê dormir?
As canções de ninar clássicas são as melhores músicas para o bebê dormir. Isso porque elas têm uma letra agradável para que os pais possam cantar para o pequeno. Seu ritmo é relaxante e envolvente, funcionando como uma verdadeira meditação para crianças.
Existem muitas canções que você pode aprender para colocar no seu repertório, mas selecionamos cinco opções encantadoras. Veja nos tópicos a seguir como melhorar o sono do bebê com alguns poucos versos.
1. Feche os Olhos
Essa é uma canção muito bonita que reforça a presença da mãe constantemente ao lado do seu filho. A letra transmite muita segurança para o pequeno e dá a certeza de que ele pode fechar os olhos e dormir tranquilamente, porque a sua mãe estará ali para velar o seu sono e garantir a sua proteção.
“Feche os olhos, meu bem
Não há nada que possa te assustar
Não há medo que te impeça de sonhar
Feche os olhos, meu bem
Não há nada que possa te assustar
Não há medo que te impeça de sonhar
Como penas bailando levemente no ar
Cantarei docemente
Nada vai te acordar”
2. Brilha, brilha estrelinha
Esta é uma das canções de ninar mais populares de língua inglesa, que ganhou uma versão em português com a mesma melodia. Pode parecer difícil de acreditar, mas o compositor dessa canção é ninguém menos do que Mozart.
Baseado em uma canção de ninar francesa, chamada “Ah! Vous dirai-je, Maman”, composta em meados do século XVIII, Mozart criou 12 variações ao piano para a canção, que recebeu depois o famoso poema “The Star” (A Estrela) como letra.
A melodia ficou muito popular e além de ser a base de “Brilha, brilha estrelinha”, também é a base para a “Canção do Alfabeto”.
“Brilha, brilha estrelinha
Lá no céu, pequenininha
Solitária, se conduz
Pelo céu com tua luz
Brilha, brilha, estrelinha
Lá no céu, pequenininha
Brilha, brilha, estrelinha
Lá no céu, pequenininha”
3. Chove
O barulho da chuva caindo lá fora é um som da natureza que permite relaxar para dormir. Melhor ainda se você escolher um dia ou uma noite chuvosa para cantar essa música. A sua voz associada ao som das gotas e ao cheiro gostoso e típico da chuva podem contribuir muito para uma boa noite de sono para o bebê.
“Chove bem devagar
Fica lindo lá fora
O soninho já vem
Logo, logo, não demora
Chove bem devagar
Que caminha gostosa
O papai vai chegar
Logo, logo, não demora
Chove bem devagar
Fica lindo lá fora
O soninho já vem
Logo, logo, não demora
Chove bem devagar
Que caminha gostosa
O papai vai chegar
Logo, logo, não demora”
4. Se essa rua fosse minha
A composição dessa canção é desconhecida, mas ela já faz parte do cancioneiro popular infantil brasileiro há um século. Algumas fontes dizem que essa música foi composta em homenagem à Princesa Isabel, mas outras atribuem a canção aos compositores Mário Lago e Roberto Martins.
“Se essa rua
Se essa rua fosse minha
Eu mandava
Eu mandava ladrilhar
Com pedrinhas
Com pedrinhas de brilhante
Para o meu
Para o meu amor passar
Nessa rua
Nessa rua tem um bosque
Que se chama
Que se chama solidão
Dentro dele
Dentro dele mora um anjo
Que roubou
Que roubou meu coração
Se eu roubei
Se eu roubei teu coração
Tu roubaste
Tu roubaste o meu também
Se eu roubei
Se eu roubei teu coração
É porque
É porque te quero bem.”
5. Vagarinho
Essa é uma música para colocar entre as canções de ninar mais curtas e doces do seu repertório. A letra tem poucos versos, mas a melodia é muito calma. Além disso, ela contém diversas rimas, o que faz com que a voz seja ainda mais agradável, promovendo muito relaxamento para o seu bebê.
A pouca quantidade de versos é ideal para você decorar e começar a treinar as músicas para o bebê dormir.
“Vagarinho, vagarinho
Fecha o olho no seu ninho
E o sono vai chegar
E o sono no escurinho
Vagarinho, vagarinho
Põe o mundo pra sonhar”
Qual é o tipo ideal de música para o bebê dormir?
As canções de ninar são excelentes músicas para o bebê dormir porque seus versos e a sua melodia são criados com o objetivo de promover relaxamento. Você encontra belas cantigas gravadas por artistas como a dupla Palavra Cantada, a cantora Isadora canto e o grupo Fortuna.
Mas você não precisa se limitar a essas cantigas. Existem ainda outras músicas suaves e que também têm uma letra calma, que passa a sensação de tranquilidade, de segurança e de conforto.
Você pode escolher as músicas observando a poesia que elas trazem. Até mesmo optar por aquelas que marcaram a sua própria infância, para transmitir de uma geração para a outra. Ou então, pode criar a sua própria canção de ninar com temas particulares da sua família. É uma bela forma de reforçar as memórias e os vínculos com os pequenos.
Agora você já sabe que as canções de ninar são muito bem-vindas na rotina de sono do bebê. Além de criar conexão, elas acalmam o pequeno bebê, ajudam a criar um ritmo para a hora de dormir e são excelentes para confortar, também, as mães.
Se você gostou do nosso conteúdo e quer receber ótimas sugestões para a rotina com o seu bebê, não deixe de assinar a nossa newsletter!