Quais são os principais cuidados com o recém-nascido? Veja aqui!
Principalmente para as mamães de primeira viagem, ter dúvidas é normal. E podemos ajudar você!
Na gravidez, você passou por várias descobertas e lidou com toda a ansiedade de ver logo o rostinho do bebê. Agora, uma nova fase: os cuidados com o recém-nascido e todas as dúvidas em torno disso.
Afinal, como deve ser a rotina? Existem proibições? Qual o jeito certo de dar o banho? Receios são normais nesse período, especialmente na chegada do primeiro filho. A parte boa é que você não precisa guardar as inseguranças só pra você e pode contar com a gente.
Então, siga na leitura e fique por dentro dos principais cuidados com o recém-nascido!
O primeiro banho
O primeiro banho fora do hospital é um marco para os pais de primeira viagem. Muitas perguntas surgem nessa hora, por exemplo: como segurar o bebê do jeito certo?
A sugestão da maioria dos pediatras para os cuidados com o recém-nascido nesse momento é ter uma banheira-antiderrapante. Ela dá mais segurança e impede que a criança escorregue.
Nos primeiros banhos, não é preciso encher a banheira. Coloque apenas a quantidade de água suficiente para limpar as partes íntimas e a região do umbigo. Lembre-se de deixar os principais itens, como sabonete e toalha, à mão. Pela praticidade, o sabonete líquido costuma ser a escolha da maioria das mães, já que ele dá mais praticidade no manuseio.
É importante tirar a roupa do bebê apenas quando já estiver de com a água morna no nível completo, pois isso evita que ele sinta frio. Depois, coloque-o devagar na banheira, sempre deixando a cabeça dele apoiada em seu antebraço. Uma dica: nos primeiros dias, não há necessidade de lavar toda a cabeça. Apenas umedeça um pouco sua mão e passe no rosto dele.
A primeira troca de fraldas
A troca deve acontecer toda vez que o bebê fizer cocô ou quando a fralda estiver cheia de xixi. São cerca de 8 vezes ao dia, mas, com o tempo, isso vai diminuindo.
O recém-nascido tem a pele sensível, então o ideal é usar água morna e algodão nos primeiros meses. Prefira os lenços umedecidos apenas para passeios ou quando o bebê estiver maior. É preciso um cuidado especial nessa limpeza, para evitar infecção urinária. Ela deve sempre ser feita da direção da parte frontal para o bumbum.
Assim como na hora banho, sempre deixe tudo o que for precisar à mão: fralda limpa, lixo, algodão, pote com água morna, pomada de assaduras e roupa.
Ambiente calmo
Um bebê fica tranquilo quando o ambiente à sua volta também é calmo. Sendo assim, silêncio e sossego estão dentro das principais dicas de cuidados com o recém-nascido.
Evite atividades ruidosas, como as vindas de televisão, música e tarefas domésticas. O susto e o incômodo podem estressá-lo e desencadear crises de choro. Também cuide da iluminação. Caso o bebê esteja dormindo durante o dia, evite deixar luz muito forte no quarto.
Circulação restrita
O ideal é não ter visitas no primeiro mês e, com uma pandemia que ainda persiste, esse cuidado deve ter atenção especial. É que o bebê ainda não desenvolveu todos os anticorpos necessários para se proteger, caso pegue alguma infecção e vírus. Isso significa que seu organismo é mais frágil e ele tem mais dificuldade de combater a doença.
Se o pediatra permitir as visitas, ainda é importante tomar cuidados. As visitas precisam ser curtas, todos precisam lavar as mãos e é recomendado evitar dar beijos nele.
Pouquíssimos passeios
Pela mesma lógica acima, é importante evitar passeios no primeiro mês, já que isso faz com que ele tenha contato com pessoas que podem oferecer risco à saúde. Além do mais, lugares movimentados, com muito barulho e cheiros fortes, podem deixá-lo inquieto.
A exceção é para as visitas ao pediatra, que precisa acompanhar o desenvolvimento e instruir nos cuidados com o recém-nascido.
Os banhos de sol
Eles são ótimos, pois ajudam o bebê a produzir vitamina D, que é superimportante para a saúde e a imunidade. Assim que o pediatra liberar, escolha os horários antes das 10h ou depois das 16h, que são os que têm menor incidência de raios ultravioletas. Deixe que ele pegue sol apenas nas pernas e braços, sempre cobrindo o rostinho.
As cólicas
Os principais sinais de cólicas no bebê são: choro contínuo, mesmo depois de estar alimentado e de fralda trocada. O bebê também costuma se contorcer e movimentar as perninhas em direção à barriga.
Por mais desesperador que esse momento pareça, tente respirar fundo e manter a calma, pois uma mente mais tranquila ajuda a pensar melhor nas soluções.
Colocar um pano morno em sua barriguinha ou deitá-lo de bruços são saídas que podem melhorar. Massagear levemente o abdômen do bebê com um pouco de óleo hidratante ou fazer shantala também ajuda.
Sono bem-cuidado
Se há uma característica que varia de casa para casa, essa é o sono do recém-nascido. Há aqueles que dormem a noite toda e tiram sonecas durante o dia. Mas também há os que acordam na madrugada a cada 2 horas para mamar.
Nos primeiros meses, o ideal é respeitar os horários que o recém-nascido escolhe para as necessidades dele. Enquanto isso, é possível seguir cuidados que ajudam a promover uma boa noite de sono. Uma delas é fazer a troca de fraldas assim que perceber que se aproxima o horário da família dormir. Após dar o último mamá do dia, apague as luzes do quarto e evite qualquer barulho alto na casa.
Outra dica importante é colocar o bebê no berço. Dormir na cama dos pais, além de ser incômodo para todos, deixa a situação mais propensa a acidentes. Cuide também da temperatura do quarto. Para saber se o bebê está com frio, analise a região do tórax. Se estiver fria, é sinal de que ele precisa de um cobertor ou outra roupa.
Workshop Cuidados com o Bebê
O tradicional workshop sobre os primeiros cuidados com o bebê agora está disponível para ser assistido virtualmente. Dividido em dois módulos, você aprende na prática tudo o que falamos aqui no artigo, como o passo a passo para o primeiro banho do recém-nascido e as melhores técnicas para uma boa amamentação. Acesse a página, inscreva-se e assista aos vídeos!
São muitos os cuidados com o recém-nascido e, por mais que pareça tudo difícil no começo, saiba que é uma questão de tempo para você pegar o jeito. Poder contar com uma rede de apoio nesse momento também é muito importante.
Gostou das nossas dicas? Agora, conheça nossos produtos Granado Bebê, que vão ajudar nos cuidados com o pequeno!