Saiba aqui como escolher talco de bebê sem errar
Um item quase indispensável no kit de higiene da criança é o talco de bebê. Muitas mães utilizam esse produto, que traz aquele cheirinho inexplicável. Porém, você sabia que nem todas as opções devem ser usadas na criança?
O assunto pode gerar algumas controvérsias. No entanto, é possível escolher o melhor talco para seu bebê, sem correr riscos à segurança e prevenindo assaduras e irritações.
Então, que tal saber mais? Veja dicas para acertar na sua escolha.
Para que serve o talco de bebê?
O talco de bebê tem a função de proteger a pele, deixando-a seca e limpa. Isso é importante para evitar assaduras geradas pela umidade causada pelo uso de fralda, especialmente no caso de peles sensíveis.
Contudo, é necessário ter cuidado com a composição do produto para evitar prejuízos à saúde da criança. Atualmente, recomenda-se usar talcos fabricados com amido de milho e óxido de zinco, e que passaram por testes dermatológicos.
Quais são as diferenças entre o talco de bebê e o tradicional?
O talco tradicional foi utilizado por décadas, mas passou a ser questionado pelo suposto uso de asbesto. Esse é um mineral com características e composição semelhantes à do amianto, substância cancerígena. Isso contaminaria os bebês, que se tornavam mais suscetíveis à doença.
Vale a pena reforçar que o talco é um mineral. Ele faz parte da família das argilas e seu uso na indústria de cosméticos é derivada de sua natureza absorvente.
Por sua vez, o talco de bebê é fabricado a partir de amido de milho e óxido de zinco. Além disso, o produto ideal é livre de parabenos, corantes e ingredientes de origem animal. Quando presentes, todos esses fatores aumentam a chance de alergias e outros problemas.
Quais são os tipos de talco existentes?
No mercado, as mães encontram dois tipos de talco. Eles têm a mesma função, mas apresentam algumas diferenças relevantes. Veja quais são as duas alternativas:
- talco em pó: exige um cuidado maior na aplicação por conter micropartículas que ficam no ar e podem ser inaladas. É aplicado somente na região íntima da criança para evitar assaduras e brotoejas. Assim, a pele se mantém seca e limpa. Além disso, é importante colocar uma quantidade pequena nas mãos ainda afastado da criança e só depois aplicar nela;
- talco em gel: é usado nas mesmas condições que o talco em pó, mas pode ser aplicado por todo o corpo. Isso porque ele não se espalha no ambiente e tem uma textura cremosa.
Quando é indicado usar talco no bebê?
O ideal é usar o talco na higiene do bebê. Por isso, é utilizado após a troca de fraldas ou depois do banho do bebê. Quando aplicado, a pomada contra assaduras se torna dispensável. Isso porque o talco prevenirá o aparecimento de problemas por controlar a umidade.
Como usar talco no bebê?
O ideal é utilizar o talco de bebê no processo de higienização. Portanto, lave bem as mãos com água e sabão, e tenha todos os produtos de que precisará ao lado do trocador.
Assim que retirar a fralda, use um lenço umedecido ou algodão para fazer a limpeza. Ela deve ser feita de frente para trás, em um movimento único. Assim, possíveis contaminações por bactérias são evitadas.
Em seguida, seque a pele da criança com uma fralda de pano e bastante cuidado. Coloque a fralda limpa e aplique o talco. Caso opte pela versão em pó, passe o produto nas suas mãos longe da criança e só depois passe na pele do bebê. Então, feche a fralda e pronto!
Como você viu, existem duas alternativas de talco para bebê. Qualquer que seja sua escolha, lembre-se de escolher uma empresa confiável e reconhecida pelos produtos de qualidade.
A Granado Bebê os fabrica com amido de milho e óxido de zinco, sendo totalmente livres de parabenos e corantes. Além disso, a empresa tem as opções em pó e em gel. Assim, você faz a escolha certa do talco de bebê e evita problemas para a saúde do seu filho.
Então, que tal conhecer os talcos e outros produtos da Granado Bebê? Acesse a loja virtual, leia as descrições e cuide da saúde do seu filho com segurança.